10 de abril de 1925
Após uma semana reclusa, a Sociedade tenta desvendar os mistérios do tenebroso livro arcano encontrado na Mansão Smith. Contudo, o livro se mostrou complexo demais para todos, menos Padre Mark, o único que foi capaz de traduzir suas primeiras páginas - ele descobre um ritual capaz de contactar uma entidade entitulada pelo autor apenas como "O Adormecido".
No Sanatório Arkham, Norton logo repara que todos os lunáticos voltaram do estranho coma coletivo, iniciado a dias atrás com a "onda dos pesadelos". Além disso, ele conhece o ex-comissário de bordo Blake Ashford, recém internado. Durante um de seus assustadores delírios, Norton ouve dos lábios do marinheiro insano algo sobre a Ilha de Páscoa, um pântano feito de carcaças e uma criatura chamada Dagon.
Padre Mark é enviado por Dr.Grey à Boston para se reunir com um informante chamado Charles Thadeus - um homem do submundo, que disse ao arqueólogo sobre o interesse da Máfia italiana em artefatos antigos e conhecimentos proibidos, que podem estar diretamente relacionados aos casos de Arkham.
Enquanto isso, Dr. Harper e Ross logo se encarregam de adquirir armas e munição para a Sociedade, prevendo que irão precisar delas...principalmente após decidirem ir atrás de Jeremy Miller...